9.11.08

Pra não dizer que não falei de Obama

Desde 3ª feira passada, acho, quando foi anunciada a vitória do Obama na disputa pela presidência dos Estados Unidos, todo mundo só fala disso.
E eu, na minha incessante tentativa de me integrar à grande massa disforme a que se convencionou chamar de “todo mundo”, achei que seria de bom tom escrever sobre isso também.
Então é nóis. Li um artigo esses dias que tratava do seguinte: por baixo da pele, somos todos iguais. O próprio repórter falava que sabia que isso não era novidade para ninguém, mas que achou importante relembrar, já que, embora a vitória do cara tenha lá a sua importância do ponto de vista da superação do racismo, geneticamente falando, era tudo potêitous potátous o fato dele ser negro.
De todo modo, essa coisa de sermos todos iguais por baixo da pele me fez pensar. Então a gorda fumante (que fuma o cigarro mais incrivelmente fedido de todo o universo sempre na arcada ao lado da nossa), todas as piriguetes que vão pro baile sem calcinha, os corinthianos e o Obama, gente... por baixo da pele todo mundo é igual a mim! Medo! E depois que eu estiver bem mortinha, ninguém vai nem conseguir diferenciar se era eu ou eles... desaforo!
Assim, por favor compreendam que ser igual à gorda fumante não tem como ser bom e eu precisava expressar a minha revolta. Feito isso, foco!
Daí uma galera emitiu mensagens de congratulações. E quando eu digo “galera”, eu quero dizer galera mesmo. Para citar alguns: Lula, Angela Merkel, Gordon Brown, Chavez, Zapatero, Sarkozy. Agora todo mundo é best friend forever do Obama e o apoiou desde o início. Sei.
Teve ainda outras manifestações, tipo a revoada de balões na faculdade Zumbi dos Palmares e a decretação de feriado nacional no Quênia.
Pessoal, pega na mão da tia... não é para vocês que ele vai governar. Ainda bem, porque homem nenhum resistiria sem ser corrompido com tanto poder nas mãos.
E tem mais, é tudo muito bonito e muito empolgante, mas acho que a gente não deve esquecer que ele ganhou por muito pouco. Pouquíssimo. No voto popular, ele teve 52% contra 47% dos votos para o McCain (eu sei que essa conta não fecha, mas eu tenho certeza que foram esses os números que li!).
Desta forma, não fosse o McCain ter jogado contra si próprio, nada disso estaria acontecendo, a vitória foi apertadíssima.
Agora, o que eu achei mais interessante foram as reações dos prefeitos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Kassab mandou uma mensagem para o Obama, cujo destino mais provável foi o chamado arquivo L, ou lixo mesmo.
Mas o Paes ganha. Ele divulgou uma nota! O cara divulgou uma nota parabenizando o Obama, mano! Nem prefeito ele é ainda, e ele achou que seria pertinente divulgar uma nota! Convenhamos que faz todo o sentido, já que eu ouvi dizer que o Obama checa os jornais de grande circulação do Rio de Janeiro todas as manhãs antes de deliberar sobre os assuntos dos Estados Unidos. (ironia)
Ora, faça-me o favor! Depois o povo pergunta porque que eu não gosto de carioca! Além de eles terem aquele sotaque odioso, eles ainda me vêm com essa!

2 comments:

Unknown said...

Cariocas...não sei se é o sol, a paisagem, a maresia, mas algo de mto estranho acontece na cidade maravilhosa...
E sim eu tb não entendo pq as pessoas estão tão felizes com o Obama...Aloooooooooooooooooou...o mundo agora entrará numa onda de simpatia pelos grandes EUA, o país sem preconceitos...

Unknown said...

não acho q o McCaine tenha perdido a eleição por erros dele, a eleição meio q foi decidida qdo a crise piorou e a população "culpou" o governo bush (republicano) e decidiram por apostar na mudança!

Meu, acho q um cara q já virou presidente dos EUA não tem nem motivo pra querer ser corrompido...ele já é a pessoa mais importante do mundo...acho q o principal objetivo de um cara desses é fazer um puta governo, tirar o país do buraco e ficar pra posteridade como o melhor presidente dos EUA...bom, posso estar viajando, ser inexperiente, q seja, mas acho q eh eh assim q eu pensaria =D

embora situações tão distantes e abstratas tenham frequentemente uma margem de erro gigante com a realidade huahuahua...