6.11.08

Curto, porém pretensamente profundíssimo

Tive uma epifania hoje que achei digna de ser compartilhada: só escreve quem é triste.
Antes, porém, de desenvolver a idéia, tenho que fazer uma observação. Uma das coisas de que eu mais me orgulho de pensar é que um conceito - que pode ser tido pela sociedade toda como uma verdade - só passa a ser seguido por mim a partir do momento em que eu o compreendo pelos meus próprios meios.
Então assim... eu já entendi alguns axiomas, mas outros, que permanecem carentes de comprovação, para mim não são verdades absolutas.
Por exemplo, já entendi que beber demais é ruim, depois do porre master, e que a religião pode ser boa para algumas pessoas, embora eu ainda não tenha conseguido compreender a necessidade dela na minha vida especificamente. De outro lado, ainda não saquei porque tem tanta gente que acha que homossexualismo é imoral e, para ser sincera, estou intuitivamente do lado daqueles que querem derrubar essa concepção.
Pois bem. A epifania. Estava eu hoje entrando no metrô meio tristonha porque a faculdade anda me oprimindo com handouts de civil para entregar cedo e a proximidade do fim, quando me veio um trecho de música à cabeça, daquelas músicas bobas que a gente cantarola do nada, sem nem saber porquê, e de repente ele fez todo o sentido. Um sentido que eu nem achava que ele tinha.
Foi aí que eu percebi que, de fato, a gente só escreve quando está triste. (Não sei se isso é verdade absoluta ou não, mas achei melhor me garantir.) Pensando a respeito, eu lembrei que eu li num blog outro dia o autor se desculpando pelo que ele chamava de hiato nos posts, mas justificando que a vida dele andava boa demais para escrever.
Continuei refletindo e cheguei à conclusão de que, de fato, eu não pararia a jogatina e comilança do “dia de tristeza” (que foi um dos mais divertidos da faculdade) para postar aqui. Não diria para a Camila, “não, não Mims, depois a gente joga tênis de mesa”, para escrever este post ou qualquer outra coisa.
Porque a felicidade amortece, deixa a gente acrítico. Não que isso seja um problema, mas ocorre. E ser triste não é exatamente ruim, se se encarar por este ângulo. Chego a dizer que é até saudável.
A seqüência deste pensamento é que só quando a gente está triste é que tem força e vontade para mudar as coisas. E, por sua vez, a seqüência deste último pensamento é que, no mais das vezes, se as coisas mudarem, elas podem ser melhores.
Eu desenvolveria o assunto, para dizer que talvez a felicidade seja mesmo uma grande utopia, já que acabei de afirmar que mudar pode fazer a conjuntura melhorar, mas não vou, primeiro porque eu não acredito nisso e segundo porque a idéia era fazer um post curto.
Ao invés disso, vou me valer da conclusão a que eu e a Má já chegamos há anos, quando a gente ainda era girinos: felicidade é uma questão de adaptação. Uso essa frase feita, e fecho o raciocínio antes que vocês percebam que ele está furado e caiu no vazio.
No mais, depois de tanto suspense, revelo qual era o trecho da música no qual eu estava pensando:
“para fazer um samba com beleza,
é preciso um bocado de tristeza,
é preciso um bocado de tristeza,
senão não se faz um samba não”.
Não se faz um samba, nem um post. Não se faz nada sem tristeza.
(Nem tão curto, nem tão profundo, mas altamente epifânico.)

3 comments:

Carol said...

Engraçado lendo seu blog, e as coisas que você escreve, sempre penso:"Caramba, a Gabi escreve bem!"
Gosto do jeito que você pensa e como o expoe.
Porém, o ponto deste comentário é que para mim uma outra grande verdade da vida, já testemunhada pela miha pessoa diversas vezes, é: O ser humano vive de ilusões!

Pensei isso quando terminei de ler seu post: Nossa então é por issooooo que eu nunca consigo escrever!!! Deve ser porque eu sou extremamente feliz!
Obrigada pela minha epifania!

Unknown said...

de factum, a verdade trabalhada faz todo o sentido...
contudo, a verdade a que cheguei ao ler o post foi: "se pah, minha amiga é emo!"

vou te dar um emo-gel para suas madeixas como presente atrasado de aniversario.. (pq se eu for esperar o proximo, mano.. c vai ter 23 já e suas preocupaçoes definitivamente serão outras)

bjosmeliga!

denisard said...

Nossa, cada dia melhor!
Tô acessando seu blog como o faço com tedouumdado? e katylene.com!